Quarta-feira, 03 de Junho de 2026
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: 55 3327 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
22°
16°C
Salto do Jacuí/RS
Tempo limpo
Tempo limpo
22°
16°C
Arroio do Tigre
Tempo limpo
No ar: Encontro Sertanejo
Ao Vivo: Encontro Sertanejo
Repórter Geração

Ordem para baixar nível do reservatório da Maia Filho no fim de semana é do Operador Nacional do Sistema

Ordem para baixar nível do reservatório da Maia Filho no fim de semana é do Operador Nacional do Sistema
Foto: Alexandro Telles
13.11.2018 13h07  /  Postado por: Elion Silva

No fim de semana passado, a Companhia Estadual de Energia Elétrica – Geração e Transmissão (CEEE-GT) rebaixou o nível da água no reservatório da Barragem Maia Filho, em Salto do Jacuí. O lago desceu em três metros no sábado, 11, e mais 3,7 metros no domingo,12, totalizando 6,7 metros.

A operação foi necessária para limpeza das grades da tomada d’água da Usina Leonel de Moura Brizola e para serem realizados testes nas comportas do vertedouro.

Foto: Sistema Jacuí / Divulgação

Mas a baixa gerou revolta de pessoas que queriam banhar-se nas águas do reservatório, no balneário municipal e nas residências na encosta.

Em entrevista ao Repórter Geração, o Chefe do Sistema Jacuí, Mario Junior Hermes, esclareceu que a ordem para realizar o serviço somente no fim de semana, partiu do Operador Nacional do Sistema (ONS), que é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional.

A ação só foi comunicada na sexta-feira, 10, um dia antes da operação, também por ordem do ONS. “Além disso eu tenho fatores ambientais. Como eu tenho que rebaixar o nível do rio, e se eu fizesse o comunicado um mês antes, eu tenho certeza que teria ação de pesca predatória dentro do rio. Atrairia pessoas para fazer arrastão no rio, e teríamos mais esse problema para administrar”, explicou Hermes.

Água rebaixada no balneário municipal – Foto: Vera Lucia Machado Rodrigues

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.