Maior feira da agricultura familiar no país começa na próxima semana
Diretamente ligada à diversificação das propriedades rurais, a conservação do solo tornou-se um divisor de águas para a agricultura. É por meio de práticas como plantio direto, rotação de culturas e redução dos períodos de pousio que os produtores conseguem bons rendimentos – facilitando a permanência na atividade e a sucessão rural. O tema estará em evidência durante a 18ª Expoagro Afubra – considerado o maior evento voltado à agricultura familiar no país com cerca de 400 expositores. As informações são de Gaúcha ZH.
– A cada fim de feira fazemos uma pesquisa com expositores e visitantes sobre os assuntos de maior interesse.
E percebemos que a conservação do solo estava presente na maioria das sugestões – conta o agrônomo Marco Antônio Dornelles, coordenador da Expoagro Afubra, que começa na próxima terça-feira, em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo.
Na região onde mais da metade dos agricultores têm produção de tabaco, as boas práticas conservacionistas são evidenciadas na necessidade de adotar um plantio direto consolidado, transversal ao declive e também com rotação de culturas – milho (verão) e aveia (inverno), exemplifica Edemar Valdir Streck, coordenador do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água.
– O cultivo convencional de tabaco causa muitos problemas, como compactação do solo e assoreamento dos mananciais hídricos – explica Streck, assistente técnico estadual na área de manejo e recursos naturais da Emater.
Na quarta-feira, reunião técnica do programa estadual (veja destaques da programação abaixo) será realizada no parque da Expoagro. No encontro, segundo Streck, serão traçadas ações voltadas às regiões produtoras de tabaco, consorciadas com atividades como pecuária leiteira e cultivo de hortaliças:
– Uma boa estrutura de solo é alcançada com uma quantidade mínima de resíduos culturais.
O recomendável é a produção anual de no mínimo 12 toneladas de resíduos culturais (raízes e palhada) por hectare. Segundo dados do programa estadual, a média no Rio Grande do Sul não passa de sete toneladas.
– A matéria orgânica incorporada aumenta a capacidade de armazenamento de água na terra, minimizando os efeitos de uma estiagem como a que estamos vivendo hoje – complementa Dornelles.
Em três dias, a Expoagro Afubra deverá receber cerca de 90 mil visitantes. A expectativa da organização da feira é de se aproximar do volume de negócios encaminhados na edição passada, de R$ 53,8 milhões.
Fique ligado:
Uma das novidades da Expoagro Afubra será um aplicativo da feira. Para instalar, basta acessar o Play Store ou App Store e fazer o download gratuitamente. O aplicativo trará mapa do parque, localização dos expositores, relação de hotéis próximos, programação e notícias sobre o evento.
Programe-se:
20, 21 e 22 de março
Parque de Exposição Afubra, BR-471, km 161 – Rincão Del Rey, em Rio Pardo
Das 8h às 18h, com entrada gratuita
Mais informações em Expoagro Afubra
Destaques da programação
Terça-feira (20)
9h – Solenidade de abertura
11h – Inauguração do Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo
14h – Workshop Aplicativos para a agropecuária e lançamento da Plataforma de Comercialização de Alimentos
14h – Reunião da Comissão Nacional de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul
Quarta-feira (21)
8h – Dia do Arroz
9h – 11º Seminário Regional de Turismo Rural
9h – Reunião Técnica do Programa Estadual de Conservação do Solo
14h – Reunião da Câmara Setorial da Noz-Pecã
Quarta-feira (22)
9h – Reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo
9h – Encontro Regional de Juventude Rural
12h – Premiação do concurso Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar
14h – Fórum de Diversificação de Atividades de Produção Rural