1º Fórum da Silagem de Milho realizado com sucesso em Estrela Velha
Nesta terça-feira, 27 de junho, no CTG Estrela do Pago, aconteceu o 1º Fórum da Silagem de Milho em Estrela Velha.
Na abertura, o gestor do Departamento Animal, Jefersson Keller, agradeceu a presença dos mais de 70 associados da Região Centro Serra que se fizeram presentes ao evento. Disse que a qualidade das discussões proporcionará mais conhecimento, e, por consequência, ainda mais qualidade no alimento ofertado aos animais de leite e de corte.
Na primeira palestra do dia , o professor e Dr. Da Universidade de Ponta Grossa, Paraná, João Ricardo Ferreira falou sobre os principais alimentos para os animais, que se dividem em volumoso , que são as pastagens e as silagem de milho, esta última fonte de energia, por ter em sua composição os grãos do cereal e que a exigência dos animais em termos de energia é cinco vezes maior do que de consumo de proteína: “Por ser o volumoso que mais fornece energia, a silagem de milho tem de estar em uma boa lavoura, a fim de gerar uma boa produtividade de grãos e uma boa conservação deste produto, para proporcionar reserva de energia para o animal.
A silagem é o quilo de energia mais barato e a redução do custo deste alimento somente acontece com a elevação da produção na lavoura, com a lavoura de milho que tenha mais grãos, mais espiga e mais peso. A questão da qualidade é que a ração seja usada de forma eficiente para correção da qualidade da silagem e dar sustentação à produção. A escolha do híbrido é o começo de tudo e tem de ser feita analisando a melhor cultiva e trabalhando em parceria com a assistência técnica da Cooperativa”, lembrou.
Flávio Carlet, das Sementes Agroceres salientou que o trabalho para produção de silagem tem de ser igual ao processo de produção de grãos buscando o máximo potencial do material da lavoura. Entre os principais gargalos em relação aos anos anteriores, se destacam as dessecações de pré-plantio, onde lavouras que não tem recebido o manejo adequado, principalmente de azevém, acaba comprometendo a implantação do milho e dificultando a qualidade da cultivar que será usada na ensilagem:
“Antes do plantio do milho, que ocorre entre o final de agosto e o início de setembro, o mês de julho é importante para estes manejos para que no momento da implantação do cereal a lavoura esteja bem dessecada e seja possível fazer um bom estabelecimento da cultura, pois o grande segredo é ter uma boa população e a cultivar nascer uniformemente. Outra questão importante é aproveitar este momento em que as demais atividades já foram feitas e regular adequadamente a semeadora, com discos e anéis próprios, e, claro, aproveitar o momento para adquirir a semente adequada em todas as Unidades da Cotriel”, frisou.
O associado Airton Westphal, de Estrela Velha, elogiou o nível das discussões e disse que o dia foi importante para adquirir e ampliar conhecimento. Já o sócio Cezar Rossatto, de Salto do Jacuí, frisou que a oportunidade foi de relembrar alguns conceitos e que assistência da Cotriel ajuda de forma muito ágil neste sentido. Luana Arntt, princesa da juventude rural de Estrela Velha e filha de associada, disse que o Fórum foi um importante momento e que pretende dar continuidade à atividade da sua família.
O evento foi promovido pela Cotriel, com o apoio das Sementes Agroceres e Lavoro Casa Trevo. Os organizadores agradecem a quem participou e às Unidades pela mobilização dos associados e associadas para que se fizessem presentes.