11º Congresso Estadual da FETAG inicia na quarta-feira
A FETAG/RS – Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, decidiu inovar e realizará de forma descentralizada o seu Congresso Estadual. Em sua décima primeira edição, serão realizadas 23 Plenárias Regionais, no interior do Estado, de 3 a 26 de abril, envolvendo todas as 23 Regionais Sindicais. As Regionais Sindicais Camaquã e Vale do Rio Sinos Serra abrem a programação das plenárias. As informações são da FETAG-RS
Nos dias 29 e 30 de maio acontecem a plenária final e a própria Assembleia Extraordinária, quando serão deliberados os itens que necessitam de alteração estatutária. Ambas acontecem no auditório da FETAG, em Porto Alegre.
O vice-presidente da FETAG, Nestor Bonfanti, revelou alguns pontos importantes do Congresso, inclusive os motivos de sua descentralização. “Que se pode chegar mais próximo às bases, nos sindicatos e nos agricultores. O formato das plenárias por regional facilitará a participação das lideranças, com deslocamentos menores, além de questões culturais similares. Enfim, tudo isso, sem dúvida, facilitará as atividades.”, relatou.
Para Bonfanti, a Organização Sindical e o Desenvolvimento Rural são os dois principais eixos do XI Congresso. “No passado havia nove regionais sindicais, enquanto que hoje são 23. As Macro Regionais não existiam e hoje já são duas. Como é escolhida a direção da FETAG atualmente e como poderá ser no futuro próximo. Todas essas questões internas nós somos obrigados a discutir para se readequar aos novos tempos. Se fala muito, hoje em dia, da necessidade de se ter renda na propriedade. Para tanto, temos que debater o modelo de produção da agricultura familiar e aí acredito que poderemos avançar muito neste debate.”, destacou.
Ouça a entrevista completa no player acima.
Central de Notícias – Geração
Foto: Fetag-RS