115 ocorrências foram atendidas pela Brigada Militar de Salto do Jacuí em outubro
Resumo das atividades desenvolvidas pela Brigada Militar de Salto do Jacuí no mês de outubro de 2016.
A Brigada Militar de Salto do Jacuí atendeu 115 ocorrências na área de abrangência do município, das quais 12 (doze) restaram em lavratura de boletins de ocorrência na forma de comunicação de ocorrência policial, sendo: três por furto qualificado; um por crime ambiental; dois por lesão corporal; um por dano; um por injúria; um por desobediência; um por embriaguez ao volante; um por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e um por direção perigosa.
Foi lavrado dois termos circunstanciados pelo crime de violar a suspensão do direito de dirigir – art. 307 do Código de Trânsito Brasileiro e um por vias de fato, ambos com audiência no Juizado Especial Criminal.
Foram atendidas sete ocorrências de acidente de trânsito com danos materiais e quatro por lesão corporal culposa de trânsito.
Foi prestado apoio a autoridade em três oportunidades e um apoio ao Conselho Tutelar.
Foram abordadas e identificadas aproximadamente 800 pessoas, compreendendo as abordagens de condutores em veículos e pessoas abordadas em via pública, praças e estabelecimentos comerciais.
Foram abordados/fiscalizados 603 veículos, sendo que em decorrência foram lavrados 47 autos de infração de trânsito, dentre as principais, 15 por condutores não habilitados; 15 por conduzir veículo automotor sem estar devidamente licenciado, sendo recolhidos ao depósito credenciado da cidade de Sobradinho; dois por embriaguez ao volante; três por CNH de categoria diferente; dois por CNH cassada; dois por CNH vencida a mais de 30 dias e um por CNH suspensa. Uma CNH foi recolhida haja vista que o condutor conduzia veículo automotor com o documento de habilitação suspensa.
No dia 06, por volta das 00h30mim, a guarnição de serviço deslocou até Av. Pio XII, centro, onde ocorrera um acidente de trânsito envolvendo o veículo Micro-ônibus placas IVM6276 e o veículo Palio placas HCV4291. O veículo Palio estava entre uma árvore e o Micro-ônibus e o condutor do veículo Palio ao avistar os policiais ficou muito alterado e desacatar os policiais, tendo de ser algemado. Foi encaminhado até o hospital desta cidade e contatado pelo médico que se encontrava embriagado. Foi preso e encaminhado até a Delegacia de Polícia para a lavratura do boletim de ocorrência. Foi lavrado o Termo de Constatação de Sinais de Adulteração da Capacidade Psicomotora; lavrado o auto de infração de trânsito pelo art. 165 do CTB no valor de R$ 1.915.40 (infração gravíssima) e retida a CNH por 245hs. O autor vai responder inquérito policial pelo crime de embriaguez ao volante – art. 306 do CTB.
No dia 19, aproximadamente às 00h40mim, um homem de 20anos denunciou que teria sido vítima de um sequestro seguido de tortura e tentativa de homicídio. A vítima é natural do município de Ibirubá, RS, mas há algum tempo reside neste município. A vítima informou aos policiais que na noite do dia 18, terça-feira, passava por uma rua no Bairro Cruzeiro, neste município, quando foi agarrado por um homem. Dominado, o homem o conduziu a um automóvel VW Gol, cor prata, conduzido por um segundo homem, que o forçaram a entrar no porta malas do carro. A dupla teria se direcionado ao município de Estrela Velha, distante cerca de 10 quilômetros de Salto do Jacuí. No percurso do trajeto, a dupla teria parado o carro, colocando uma corda no pescoço da vítima e em seguida começou uma sessão de tortura, sendo que a dupla queimou várias partes corpo da vítima com cigarro, também o agrediram a golpes de facão, socos e pontas pés. A vítima informou que com a corda no pescoço, a dupla tentava enforca-lo, sendo que em certo momento ele conseguiu livra-se da corda e fugiu por dentro de um matagal, tendo caminhado até uma casa, onde foi socorrido. A Brigada Militar de Estrela Velha acionou o policiamento de Salto do Jacuí, sendo o mesmo encaminhado ao Hospital Municipal para atendimento. A vítima relatou que conhece os agressores. Segundo relato, as discórdias teriam iniciado cerca de 90 dias atrás, quando a vítima teria ido ao município de Cruz Alta, junto com um dos agressores para compra de drogas. O negócio não teria prosperado, sendo que os agressores passaram a acusá-lo pela negociação mal sucedida. A Policia Civil de Salto do Jacuí assumiu as investigações e agindo rapidamente prendeu preventivamente Everton Crespin, popularmente conhecido pelo apelido de “EVI” e John Lenon William Fischer Ferreira. Ambos foram encaminhados até o Presidio Regional de Sobradinho.
No dia 20, por volta das 17hs, na Avenida Pio XII (perto da Agrofel), ocorreu um acidente de trânsito com lesão corporal. O veículo Ford Escort 1.8 GL, cor cinza, placas GNG-4958, da localidade de Carazinho-RS, conduzido por Dionatan Alex da Silva perdeu o controle do veículo, invadiu a pista à esquerda, abalroando o veículo em duas árvores. Com o impacto, o carro partiu no meio. Os ocupantes foram socorridos até o Hospital Aderbal Schneider. Os quatro ocupantes sofreram ferimentos leves. O veículo não estava licenciado, sendo autuado e recolhido até o depósito credenciado da cidade de Sobradinho.
No dia 23 foi furtado o veículo Fiat/Tempra placas IFO1737 que estava na localidade de Passo Real. No outro dia foi localizado e restituído ao proprietário.
Orientação aos munícipes: Ao necessitar de um atendimento por parte da Brigada Militar ligue para o fone de emergência 190. Se não for atendido, pois a guarnição de serviço pode estar em atendimento de ocorrência em algum lugar no município, ligue para o celular funcional nº 9621- 1653.
*Informações da BM de Salto do Jacuí
