Consumo de drogas, fortalece o tráfico e inflama a criminalidade, diz Secretário Cezar Schirmer
Depois das mortes ocorridas por ataques a tiros em Salto do Jacuí, o secretário de Segurança Pública do RS em entrevista na manhã desta terça-feira, 27, destacou o que está sendo feito pelo Estado no combate a esses crimes que segundo Schirmer, são motivados pela disputa de tráfico de drogas. O Secretário afirmou que ‘o alto consumo de drogas fortalece o tráfico, que inflama a criminalidade.’
Para evitar fácil circulação de gangues e facções e o livre comércio de drogas e tentar inibir a criminalidade, Schirmer cita o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios – SIM. O programa criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência no Rio Grande do Sul.
O SIM está calcado em cinco vetores de integração: prevenção; operações; tecnologia; inteligência e informações; e ressocialização e sistema penitenciário. O sistema permitirá ao Poder Público prover melhor atendimento ao cidadão na área da segurança pública, otimizando recursos humanos e materiais, compartilhando tecnologias e informações entre os municípios e o Estado.
Para suprir o baixo número de policiais, que dificulta o trabalho ostensivo, Schirmer lembra do concurso público em andamento e o programa de reaproveitamento de policiais aposentados.
O Secretário orienta que, em municípios pequenos, as forças polícias juntamente com autoridades e comunidade, se integrem para discutir a realidade local.
Ouça a entrevista completa no player acima.