Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
24°
18°
23°C
Salto do Jacuí/RS
Pancadas isoladas
No ar: Frequência 107
Ao Vivo: Frequência 107
Notícias

Justiça libera entrega de medicamentos por enfermeiros em Júlio de Castilhos

Justiça libera entrega de medicamentos por enfermeiros em Júlio de Castilhos
20.03.2016 18h30  /  Postado por: upside

Uma liminar da Justiça determinou que enfermeiros de postos de saúde de Júlio de Castilhos, poderão entregar medicamentos a pacientes. Uma resolução do Conselho Regional de Enfermagem (Corem) proibia.
O documento, de número 008/2016, começou a vigorar em 1º de março em todo o Estado e, conforme o Corem, a intenção não era prejudicar o paciente que precisa de medicamento.
A medida está baseada em uma instrução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), editada em 2015, que estabelece que os profissionais de enfermagem não devem exercer função de entrega de remédios, o que é atribuição de farmacêuticos.
O objetivo, então, era evitar que, por um erro de um servidor desabilitado, o cidadão levasse para casa um medicamento errado, vencido ou na dosagem equivocada.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a procuradoria jurídica de Júlio de Castilhos entrou com ação judicial na quinta-feira (17) e a decisão favorável da Justiça saiu na manhã de sexta (18).
Com isso, todos os sete postos de saúde do município poderão fornecer medicamentos por meio de enfermeiros de acordo com o secretário de Saúde Maurício Barbieri.
Ele aponta que são feitas cerca de 5 mil consultas por mês. Como há somente uma farmacêutica, todos seriam atendidos em um único posto, o que prejudicaria a prestação do serviço. O secretário Barbieri explica ainda que, caso a decisão da justiça não fosse favorável, havia a possibilidade de demissão de parte dos profissionais de enfermagem para que fossem contratados farmacêuticos.
 
Com informações da Rádio Gaúcha

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.