Domingo, 21 de Outubro de 2018
Telefone: (55) 3327 1071
Whatsapp: (55) 99732 1071
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
27°
14°
13°C
Salto do Jacuí/RS
Noite limpa
Ao Vivo:
Notícias

Diversidade de ações na 41ª Expointer marca os 25 anos do SENAR-RS

Diversidade de ações na 41ª Expointer marca os 25 anos do SENAR-RS
O superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietbohl, destacou os vários projetos desenvolvidos pelo órgão na Expointer - Foto: TV Pampa
29.08.2018 13h19  /  Postado por: Elion Silva

A fim de estimular iniciativas de inovação no campo e estreitar o relacionamento com o público rural, o SENAR-RS realiza uma diversificada programação para a 41ª Expointer. No ano que completa 25 anos, a Instituição promove oficinas e palestras técnicas apresentando parte dos conteúdos que trabalha regularmente em ações pelo Interior do Estado. É o caso do programa “De onde virão os terneiros?”, que chega pela primeira vez à Expointer através da Oficina de Bovinocultura de Corte, espaço com palestras diárias sobre técnicas de manejo de terneiros e expectativas do mercado de produção.

O uso de tecnologias é cada vez maior na pecuária e, por isto, a ultrassonografia será o destaque na Oficina de Ovinos mostrando a importância para diagnóstico de gestação e avaliação de carcaças. No mesmo local, haverá um espaço dedicado ao Planejamento Forrageiro Anual, com apresentação de técnicas para manejo de pasto voltado à alimentação de ovinos e bovinos. Nas palestras, serão abordados pontos como potencialização do uso do solo, espécies ideais para pastagem, alturas de manejo, valores nutricionais e cultivo integrado à pecuária e à lavoura.

Para o público em geral, uma das atrações será o Salão do Empreendedor. Localizado no Pavilhão Internacional, o espaço é uma iniciativa organizada pela Farsul, SENAR-RS e SEBRAE-RS, através do Programa Juntos para Competir. Esta iniciativa ainda conta as parcerias da Fecomércio/SENAC-RS, Fiergs/SENAI-RS e Embrapa. Planejado a partir do conceito `Do Campo à Mesa’, o Salão do Empreendedor pretende esclarecer aos visitantes da Expointer como atuam inúmeras micro e pequenas empresas que compõem as cadeias produtivas de três grandes segmentos do agronegócio gaúcho: vinhos e espumantes, carne e soja.

Para a completa visão de como o Estado se tornou referência nessas três áreas, uma novidade também chega em formato tecnológico: pela primeira vez, estarão no Salão do Empreendedor 15 startups que desenvolvem serviços específicos para a produção rural. Nove delas são ligadas ao Programa Startup Agrotech, lançado em 2018 pelo SEBRAE-RS. As outras já integraram ou ainda estão no Programa StartupRS, iniciado em 2015. O público da feira também contará com a Vitrine da Carne. No local, estará a tradicional estrutura para assistir demonstrações de consultores e mestres em cortes e tipos de carnes. Eles ensinam, ao vivo, e conforme programação, técnicas para obter excelentes experiências de consumo. Por exemplo, a desossa e a apresentação de diferentes cortes e modos de preparo de carnes selecionadas. A Vitrine da Carne é organizada pelo Sistema Farsul.

Confira as atividades 
Oficina de Bovinocultura de Corte – Em um espaço no formato de arena, serão realizadas palestras diárias sobre técnicas de manejo para agregar maior eficiência ao rebanho de terneiros e expectativas do mercado de produção, além de um resgate histórico da iniciativa que já reuniu mais de 20 mil produtores rurais pelo Estado. A ação integra o Fórum Permanente do Agronegócio, realizado em parceria com o Sistema FARSUL e Casa Rural. A estrutura estará localizada no Pavilhão de Ovinos e Bovinos de Corte da feira. Técnicos do SENAR-RS irão tratar de temas referentes à produção de terneiros, como Estratégias de Desmame, Bem-estar Animal, Melhoramento Genético, Seleção de Touros Melhoradores, entre outros. As palestras serão às 10h, 11h30, 13h30 e 16h.

Oficina de Ovinos – Haverá orientação a produtores e visitantes sobre o emprego de técnicas inovadoras para diagnóstico de gestação e avaliação de carcaças. No local, instrutores do SENAR-RS irão demonstrar diferentes formas de uso da tecnologia no manejo de rebanho, realizando demonstrações com animais. Os profissionais também esclarecerão dúvidas do público a respeito do uso da ultrassonografia, bem como sobre qualidade sanitária, seleção, cruzamentos, raças, entre outros pontos. A programação ocorrerá também em uma estrutura montada no Pavilhão Ovinos e Bovinos de Corte da feira, com duas palestras diárias, às 10h45 e às 14h30.

Salão do Empreendedor – Terá uma estrutura de 800 m² convidativos para todo o público da Expointer. Em uma espécie de mercearia-modelo, serão expostos os diferentes produtos resultantes e com valor agregado das três cadeias selecionadas – carne, vinhos e espumantes e soja. No local, que incentiva a interação, o visitante poderá conhecer a história da criação de gado nos campos gaúchos, as técnicas aplicadas, as melhorias que são utilizadas para qualificar rebanhos, visualizar a grande variedade de alimentos e outros produtos derivados da soja, além de aprender sobre a diversidade dos rótulos de vinhos e espumantes gaúchos. Nesse item, haverá explicações sobre as diferenças de uvas, processos e regiões, demostrando as vantagens dos diferentes “terroir” do Estado. O Salão do Empreendedor estará instalado no Pavilhão Internacional;

Vitrine da Carne – É uma das atrações mais visitadas da Expointer nos últimos anos. Na estrutura instalada no Pavilhão Internacional, haverá novamente uma estrutura para assistir demonstrações de consultores e mestres em cortes e tipos de carnes. Eles ensinam, ao vivo, e conforme programação, técnicas para obter excelentes experiências de consumo. Por exemplo, a desossa e a apresentação de diferentes cortes e modos de preparo de carnes selecionadas. A Vitrine da Carne é organizada pelo Sistema Farsul.

Vinicultura (vinhos e espumantes) – Estão presentes 30 empresas produtoras de vinhos e espumantes do Rio Grande do Sul. A ideia é divulgar dados e regiões produtoras, mostrar rótulos premiados, novidades e lançamentos. Será possível conhecer uma vinícola modelo e as tecnologias usadas para produção de vinhos finos, além de participar de oficinas de harmonização.

Soja – No Salão do Empreendedor, os visitantes terão oportunidade de vislumbrar o impacto econômico dessa cultura no RS, a variedade de produtos e subprodutos da soja, além de conhecer tecnologias de ponta utilizadas na agricultura de precisão, bem como o uso de drones na atividade.

Ouça entrevista no player acima.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.